Seja bem-vindo
Alta Floresta,28/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo de Mato Grosso lança campanha para ampliar a educação em unidades prisionais

Parceria entre órgãos públicos visa aumentar matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos presídios do estado

Fonte: Assessoria / Seduc-MT
Governo de Mato Grosso lança campanha para ampliar a educação em unidades prisionais Foto: Assessoria / Mayke Toscano - Secom-MT

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta terça-feira (26.03), a campanha "Dia D – Educação é o Caminho que Liberta", em parceria com diversas instituições, com o objetivo de ampliar o número de reeducandos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas unidades prisionais do estado. A solenidade ocorreu na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, e nos Centros de Atendimento Socioeducativo, com destaque para a importância da educação na ressocialização dos detentos.

A ação conjunta entre o Governo de Mato Grosso, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil tem como objetivo principal possibilitar aos reeducandos a continuidade de sua formação educacional mesmo estando em regime de privação de liberdade. O curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas penitenciárias e centros de ressocialização visa não apenas a formação acadêmica, mas também a redução das penas dos participantes conforme previsto em lei.

As aulas, que começarão em 3 de abril, serão ministradas nas salas anexas às unidades prisionais, abrangendo 36 das 40 unidades do sistema prisional de Mato Grosso. A meta é ultrapassar as 3 mil matrículas nos próximos dias, com mais de 2.800 estudantes já matriculados neste ano letivo.

Além da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) irá proporcionar o curso de formação inicial e continuada de pintor de obras imobiliárias, visando capacitar os reeducandos para o mercado de trabalho.

A iniciativa foi elogiada por autoridades presentes, como o desembargador Orlando Perri, que lidera o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo, e a defensora-geral do Estado, Luziane Castro, que ressaltou a importância da educação como um caminho efetivo de transformação.

O investimento em educação nas unidades prisionais também inclui a entrega de 107 Smart TVs de 65 polegadas para equipar as salas de aula, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos reeducandos.


REGIONAL NOTÍCIAS:  A parceria entre órgãos públicos e instituições de ensino demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso com a ressocialização dos detentos através da educação, visando prepará-los para uma reinserção produtiva na sociedade.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.