Seja bem-vindo
Alta Floresta,03/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Estudantes de baixa renda podem solicitar isenção da taxa do Enem 2024 até 26 de abril

Participantes do Pé-de-Meia e inscritos no CadÚnico devem acessar o Portal do Inep para pedir o benefício

Fonte: Assessoria / Seduc-MT
Estudantes de baixa renda podem solicitar isenção da taxa do Enem 2024 até 26 de abril Foto: Assessoria / Seduc-MT

Estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia ou estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm a oportunidade de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 gratuitamente. Para garantir a isenção da taxa de inscrição, é necessário solicitar o benefício até o dia 26 de abril por meio do Portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O procedimento para solicitar a isenção deve ser realizado na Página do Participante, utilizando o login único do gov.br. Caso o estudante tenha esquecido a senha da conta, é possível recuperá-la seguindo as instruções disponíveis na própria plataforma.

É importante ressaltar que a isenção não é concedida automaticamente, sendo necessário que o estudante faça a solicitação dentro do prazo estabelecido. Érika Daron, ponto focal da Política do Novo Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), alerta que quem não realizar a solicitação até o prazo determinado não terá direito à gratuidade.

Além disso, os estudantes que não compareceram aos dois dias do Enem 2023 também precisam justificar a ausência para poder participar da edição de 2024 sem custos. O prazo para essa justificativa também vai até o dia 26 de abril.

Para os alunos que estão no 3º ano do ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada, o comparecimento aos dois dias do Enem 2023 garante um incentivo de R$ 200 após a conclusão dessa etapa.

O Enem é fundamental para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

A solicitação de isenção da taxa do Enem 2024 é uma oportunidade importante para os estudantes de baixa renda poderem participar do exame sem custos. Além disso, a justificativa de ausência para aqueles que não compareceram ao Enem 2023 é fundamental para garantir a participação na próxima edição. Com o cronograma estabelecido, os candidatos têm prazos claros para realizar esses procedimentos e se preparar adequadamente para o exame.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.