Seja bem-vindo
Alta Floresta,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Fenômeno El Niño e Quebra de Safra: Desafios Climáticos na Agricultura são Destaque na Norte Show em Sinop

Feira agropecuária abordará impactos das mudanças climáticas e tendências para o setor em Mato Grosso

Fonte: Assessoria
Fenômeno El Niño e Quebra de Safra: Desafios Climáticos na Agricultura são Destaque na Norte Show em Sinop Foto: Assessoria

A presença marcante do fenômeno El Niño em Mato Grosso tem gerado preocupações significativas sobre os impactos das mudanças climáticas nas lavouras e pastagens nos próximos anos. Diante desse cenário desafiador, a Norte Show, feira agropecuária que acontecerá em Sinop entre os dias 16 e 19 de abril, abordará o tema do clima como uma das questões centrais do evento.

O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou que a produtividade da safra atual sofrerá uma redução de 13,9%, com uma diminuição de 2% na área plantada, afetando diretamente culturas como soja, milho, feijão e girassol. Estima-se que a quebra na safra 2023/24 possa alcançar 15,6%, resultando em uma colheita com 15 milhões de toneladas a menos em comparação com a temporada anterior.

Um dos destaques da programação da Norte Show será a palestra do pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Dr. Cornélio Zollin, intitulada "Como preparar a sua fazenda para conviver com as mudanças no clima?". Agendada para o dia 19 de abril, às 13h30, no auditório Agroinsumos, a palestra abordará alternativas para mitigar os danos causados pelo clima adverso, com foco em ferramentas agronômicas e manejo eficiente do solo, incluindo o uso do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

Além disso, a feira também discutirá tendências para a pecuária, com o consultor Roberto Barcellos ministrando o painel "Carne de Qualidade ou Carne de Commodity? Tendências da Pecuária de Corte do Brasil". Agendado para o dia 17 de abril, às 13h30, Barcellos irá orientar os pecuaristas sobre as opções de produção de carne, destacando a importância da padronização do gado e o uso de tecnologias como ultrassom da carcaça para aumentar a produção de gado commodities e garantir a consistência da carne de qualidade.

A Norte Show, parceria entre a Associação de Criadores do Norte (Acrinorte) e o Sindicato Rural de Sinop, promete trazer inovações em sua edição de 2024, incluindo a Norte Show Kids e a Campus Norte Show, voltadas para o público infantil e universitário, respectivamente. Após o recorde de negociações em 2023, a feira se consolida como um evento essencial para o setor agropecuário, proporcionando conhecimento, networking e oportunidades de negócios para os profissionais do campo.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.