Seja bem-vindo
Alta Floresta,28/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Abate de fêmeas bovinas cresce e pressiona preços do boi gordo no Brasil

Dados do IBGE mostram aumento histórico no abate de fêmeas, enquanto analistas projetam cenário promissor para o setor pecuário

pasto extraordinário
Abate de fêmeas bovinas cresce e pressiona preços do boi gordo no Brasil Foto: Jadir Bison

O abate de fêmeas bovinas tem registrado um crescimento constante desde 2022, atingindo um aumento histórico de quase 27% no ano passado, conforme apontam dados do IBGE. Esse aumento tem impactado os preços do boi gordo no Brasil, ainda que sem a mesma volatilidade observada em 2023. Analistas do setor projetam um novo horizonte para a pecuária, com a expectativa de uma virada de mercado ainda em 2025.

Segundo o analista Hyberville Neto, da consultoria HN AGRO, embora o abate de fêmeas continue em alta, resultando em uma grande oferta de carne, os preços do boi gordo têm cedido gradualmente, sem uma queda brusca. Neto prevê que, caso a virada de mercado não ocorra ainda no segundo semestre deste ano, é provável que aconteça em 2025. Ele foi convidado pela MFG Agropecuária para um ciclo de palestras gratuitas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

Outro ponto positivo para o setor é o aumento nas exportações de carne bovina. Em 2023, foram embarcadas 2 milhões de toneladas de carne in natura, com destaque para dezembro, que bateu um recorde histórico de 208 mil toneladas. Novos mercados, como o México, estão mostrando interesse pelo produto brasileiro, importando 7 mil toneladas apenas nos dois primeiros meses de 2024.

Além disso, a redução na oferta de carne bovina pelos Estados Unidos tem contribuído para a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. No mercado doméstico, o consumo de carne também se mantém estável, absorvendo o excedente gerado pelos abates de matrizes.

Para enfrentar esse cenário, o analista Neto destaca a importância do confinamento como estratégia para os pecuaristas. Liberar pasto para categorias mais jovens na fazenda possibilita estocar um maior volume de bezerros, cuja mantença é mais barata, em preparação para uma esperada recuperação nos preços nos próximos anos.

O ciclo de palestras oferecido pela MFG Agropecuária apresenta oportunidades para os pecuaristas, incluindo parcerias para confinamento, vantagens no transporte dos animais e acesso a protocolos sanitários e de rastreabilidade. Essas iniciativas visam ajudar os produtores a enfrentar os desafios do mercado e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo setor pecuário.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.